10 frases que sinalizam teu cliente quer que você trabalhe de graça

10 frases que sinalizam teu cliente quer que você trabalhe de graça

Você já teve a sensação de que você e teu cliente potencial estão falando línguas diferentes?

Vocês dois são donos de empresas respeitadas. Eles entendem o que você teve que fazer para construir uma base sólida para a sua agência. Vocês “estão no mesmo barco.”

O problema é que as palavras que saem da boca do cliente soam um pouco como palavras que as pessoas usam quando querem alguma coisa de graça.

Se você estiver tentando traduzir esse idioma confuso que cliente o cliente fala, aqui está uma lista de 10 frases que sinalizam que ele está procurando obter algo de graça.

1) Eu não posso gastar muito dinheiro, mas vamos ter muito mais trabalho no futuro.

Você quer dizer um futuro em breve? Ou será que estamos falando de 2040? O mais provável é que este futuro nunca ocorrerá.

2) Vai ser uma grande exposição para a sua agência.

Não vai ser uma grande exposição quando o cliente lhe diz para usar a sua fonte favorita – Comic Sans – e pede para que você use a foto que ele tirou de um outdoor com seu iPhone.

3) Eu gostaria de ver suas ideias antes.

Desta forma, o cliente pode se sentir bem em tomar suas ideias e trabalhar em cima deles (isso equivale, por exemplo, a adicionar o logotipo dele em teu trabalho).

4) Nós somos basicamente uma organização sem fins lucrativos. No momento, não ganhamos qualquer dinheiro.

Más práticas empresariais do lado do cliente não significa que você precisa ser o benfeitor benevolente.

5) Nós podemos lhe apresentar para várias pessoas que têm grandes orçamentos.

A tia do amigo do cliente é responsável pelo marketing em um grande hospital, mas isso não significa que ela precisa de teus serviços. Se o teu trabalho é bom e você tem os estudos de caso e reconhecimento da indústria para se sentir confiante na prospecção deste cliente, vá até ele por conta própria. Não troque o teu trabalho por um endereço de e-mail.

6) Eu confio em você. Nós não precisamos de um contrato.

Este é o código para, “Eu posso simplesmente esquecer o que nós concordamos em e, em seguida, decidir não lhe pagar.” O acordo aperto de mão nunca é uma boa opção, mesmo se ele é gravado e transmitido para milhões de pessoas. Megan Cummins, uma competidora do programa Shark Tank, em 2011, descobriu isso quando seu investidor ficou em silêncio e, então, pediu uma parcela maior da empresa. (N. do T.: A matéria pode ser encontrada em http://www.inc.com/erik-sherman/shark-tank-vc-handshake-deal-fell-through.html, em inglês)

7) Eu poderia pedir um estagiário para fazer isso de graça, mas eu prefiro trabalhar com você.

Este é um sinal claro de que o cliente não valoriza o que você faz, os resultados que você fornece, e a experiência que você desenvolveu ao longo dos anos.

8) Vai ser um projeto super-rápido. Não tem nenhuma necessidade uma coisa complexa.

Quando você estiver na 17ª rodada de revisões, vai entender que você e o cliente têm ideias diferentes sobre a definição de complicado.

9) Não temos um orçamento ainda, mas eu tenho certeza que eles vão gostar de suas ideias quando eu apresentar.

Basicamente, o cliente foi informado por seus chefes de que ele precisa assumir mais riscos e pensar de forma mais proativa. Teu trabalho feito de graça é a sua segurança no emprego.

10) Eu gosto do teu trabalho e gostaria que você competisse em nosso concurso.

Não se preocupem, clientes. A emoção da competição irá alimentar nossos filhos e pagar nossas contas. Ah, e eu estou feliz que você finalmente entendeu a ideia de “crowdsourcing“, embora eu tinha algo um pouco diferente em mente.

Traduzido do original disponível em http://blog.hubspot.com/agency/phrases-client-work-free, acessado em 26/06/2015.

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